segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Desmatamento

Desmatamento
  Desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. a desflorestação é diretamente causado pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas e pela extração da indústria madeireira.
Uma conseqüência da desflorestação é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global.
Para tentar conter o avanço do aquecimento global diversos organismos internacionais propõem o reflorestamento.
O reflorestamento é, no melhor dos casos, um conjunto de árvores situadas segundo uma separação definida artificialmente, entre as quais surge uma vegetação herbácea ou arbustiva que não costuma parecer na floresta natural.

Desflorestamento na Amazônia
  Desflorestamento é uma das intervenções humanas que mais prejudica a sustentabilidade ambiental na Amazônia. Na região amazônica, a desflorestamento já removeu 17% da floresta original.
De acordo com Barreto et al. (2005), 47% do bioma Amazônia estava sob algum tipo de pressão humana em 2002, dos quais 19% representavam pressão consolidada (desflorestamento, centros urbanos e assentamentos rurais) e 28% pressão incipiente (medida pela incidência de focos de calor). Despesas com a gestão ambiental representaram apenas 0,3% (R$ 96 milhões) das despesas orçamentárias públicas dos Estados da Amazônia Legal em 2005.

Impactos Ambientais
  Os impactos ambientais causados pela desflorestação são diversos e dentre eles está um problema ambiental bastante preocupante que é a emissão de gases de efeito estufa e a principal causa dos impactos de atividades humanas no sistema de clima é o uso de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos.
A interação entre a desflorestação e as mudanças climáticas pode levar as florestas tropicais a entrarem em um ciclo vicioso extremamente perigoso, em que, por um lado, a desflorestação representa uma fonte importante de emissões de gases de efeito estufa, e, por outro, as mudanças climáticas aumentam a vulnerabilidade das florestas tropicais aos incêndios florestais e à desflorestação, e aceleram a conversão de florestas em ecossistemas muito mais secos e mais pobres em espécies, resultando em enormes emissões ao longo do processo. Mas não são apenas o clima e a biodiversidade que são afetados pela desflorestação. Milhões de pessoas que vivem e dependem das florestas também são dramaticamente ameaçadas. 
A desflorestação é, portanto, um enorme problema, com sérios impactos sobre o clima, a biodiversidade e as pessoas. Ações urgentes são necessárias para combater esse mal. Para ajudar a prevenir as mudanças climáticas perigosas é absolutamente necessário que se estabeleçam medidas eficientes contra a desflorestação tropical. Isto será importante não apenas para o clima do planeta, mas também para a manutenção da biodiversidade e para o sustento e a segurança de milhões de pessoas que dependem destas florestas.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Desmatamento: Sobre isso podemos dizer que,nosso planeta ja sofreu demais com o desmatamento por causa do homem,as arvores morrendo e o planeta sofrendo com esse problema.Entao o desmatamento é um grande prejuiso para nos.

    Impactos ambientais: Os impacto ambientais é o desequilibrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente.Então o homem ainda nao se tocou que todo impacto que ele causa ao maio ambiente,virá consequentemente atingir ele proprio num futuro bem proximo!!!

    ResponderExcluir
  3. O desmatamento é um dos principais impactos ambientais enfretados na atualidade. Resultado das atividades econômicas e principalmente pelo aumento da densidade demográfica. As consequências deste para o meio ambiente são graves, como perda da biodiversidade, mudaças climáticas e na hidrografia. Este problema não é exclusivo do Brasil, na China por exemplo, quase toda cobertura vegetal foi explorada. Para uma melhora efetiva, é necessário uma conscientização ambiental das pessoas, para a preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Jéssica Maia
    Os impactos ambientais vem crescendo decorrente de uma politica agressiva e capitalista. Talvez se todos os países aceitassem as condições do protocolo de Kyoto ( que visa reduzir a emissão de gases poluentes ) com medidas simples e direta: - aumento no uso de fontes de energias limpas, biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar; proteção de florestas e outras áreas verdes e etc, o Meio Ambiente não estaria tão degradado e com a natureza mostrando uma força que não queriamos conhecer com os novos fênomenos naturais!

    ResponderExcluir
  6. O desmatamento além de ser um problema sem fim é também crescente em nosso país.
    Medidas a longo prazo tentam reverter essa situação caótica já instalada.
    É importante mudar a consiência da população para que esse problema gigantesco vá se reduzindo.
    O governo deveria criar mais campanhas de incentivo, direcionando os recursos de forma organizada.

    Yasmmim Bittencourt

    ResponderExcluir